Translate

Eita Domingão!

   Dia de extrapolar na comida, dia dos excessos,assim é o domingo do brasileiro. Mesa farta na casa dos familiares, restaurantes lotados, cenário típico do domingo, faça chuva ou faça Sol. Aqui no Ceará é assim, os pratos são os mais variados possíveis: Panelada, Buchada, Carne do Sol com Macaxeira, Baião de Dois,Galinha à Cabidela, Feijão Verde, Peixada com um saborosíssimo pirão...

   E no meio de tanta gostosura no prato principal não podemos faltar com a sobremesa. Pra quê algo tão nordestino como a nossa rapadura? Iguaria que foi criada a partir da raspagem das camadas de açúcar que ficavam presas às paredes dos tachos utilizados para fabricação de açúcar.Daí então, era aquecida e colocadas em formas semelhantes a tijolos. Praticidade na hora de transportar um alimento em pequena quantidade para uso individual e que tinha uma durabilidade mais estendida. Assim foi criado o doce tão apreciado por nós cearenses.


  Outra sobremesa bem brasileira é a cocada. Ah!, a cocada...
  Doce tradicional de Angola e típico no Brasi, feito à base de coco. As receitas são as mais variadas possíveis, em geral levam gemas, leite e coco ralado. Algumas receitas utilizam leite condensado, rapadura, leite de coco, açúcar e coco ralado queimado.Mas todas são uma delícia!
 Para você não ficar só na vontade, que tal uma receitinha de Cocada de Forno hein?! Pois anote aí e faça para a sobremesa deste domingo!

Cocada de Forno

Ingredientes:

1 Xícara (chá) de Leite de Coco ( 1 garrafinha de 200ml)
1 Lata de Leite Condensado
3 Ovos
3 Colheres (sopa) de Margarina 
100g Coco Ralado Seco ( Mas eu prefiro o Úmido e Adoçado)

Modo de Preparo:

Em um liquidificador adicione 1 xícara de chá de leite de coco, 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 3 colheres de sopa de margarina e bata por cerca de 2 minutos;
Adicione 90g do coco ralado s/ açúcar e misture com a espátula;
Despeje em uma forma (20cm) untada e enfarinhada, polvilhe com as 10g restante de coco ralado e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar.

Agora é só saborear!

Nenhum comentário:

Postar um comentário